O seguro de responsabilidade civil para empresas, como o próprio nome diz, protege a responsabilidade da empresa em caso de danos que ela venha a causar a um terceiro e tenha a obrigação de reparar. O seguro cobre danos pessoais, materiais e imateriais causados sempre a terceiros ou a clientes por ocasião da execução de tarefas ligadas à atividade das empresas.
Exemplos:
1 – Uma empresa de pintura onde os funcionários estão pintando a fachada de um prédio. Qualquer acidente que aconteça com o funcionário, a empresa é responsável.
2 – Uma empresa de guarda de veículos (vallet) está exposta a diversos riscos. Se um funcionário danifica o veículo do cliente, colide com outro veículo ou até mesmo atropele alguém, o prejuízo pode ser altíssimo. A empresa é responsável.
3 – Se um cliente se acidenta na escada de um estabelecimento comercial e sofre um dano, seja uma padaria, restaurantes, academia, escritório, loja, etc., a empresa é totalmente responsável pelo dano causado.
A empresa sempre será responsável também por qualquer dano que seus funcionários sofram durante seu período de trabalho.
Há diversos exemplos de riscos que as empresas estão expostas, portanto, o seguro de responsabilidade civil é essencial para a segurança e tranquilidade dos diretores e colaboradores da empresa.
Para que caracterize um sinistro nesse tipo de seguro, há necessidade de 4 elementos:
– Ação ou omissão: Praticar um ato (ação) ou deixar de fazê-lo (omissão), ao lado de outros elementos essenciais da responsabilidade civil, pode configurar a obrigação do agente em responder por prejuízos causados a terceiros, resultantes dessa conduta.
– Culpa: A ação ou omissão culposa caracteriza-se pela falta de intenção em prejudicar, embora provoque prejuízos. Ainda que o culpado não tivesse a intenção de causar prejuízo a outrem, ele devera responder em razão do dano causado.
– Dano: O dano é o elemento fundamental para a configuração da responsabilidade civil. Não há ato ilícito se não houver teve algum tipo de dano.
– Nexo Causal: É a relação de causalidade, ou seja, a relação de causa e efeito entre a ação ou omissão praticada pelo agente e o dano resultante. Através da relação de causalidade, identificam-se as responsabilidades.
Existem mais de 20 modalidades de Responsabilidade Civil, abaixo, algumas das mais comercializadas:
– Estabelecimentos Comerciais e/ou Industriais
– Empregador
– Riscos Contingentes – Veículos Terrestres Motorizados
– Produtos no Território Nacional
– Condomínios, Proprietários e Locatários de Imóveis.
– Guarda de Veículos de Terceiros
– Obras Civis e/ou Instalação e/ou Montagem de Equipamentos
– Prestação de Serviços em Locais de Terceiros
– Familiar (cobertura adicional do Seguro Residencial)
Seguro de Responsabilidade Civil Profissional
Este seguro é direcionado a pessoas físicas ou jurídicas que tem um conhecimento ou treinamento técnico especifico em uma atividade, como, por exemplo, médicos, advogados, corretores, engenheiros, hospitais, escritórios de engenharia e outros.
Principais coberturas:
– Dano causado à terceiro por negligência, imperícia ou imprudência
– Dano moral
– Lucros cessantes e/ou prejuízos financeiros
– Atos culposos ou dolosos cometidos por empregados do Segurado
– Honorários advocatícios
– Extravio, roubo ou furto de documentos
– Custo de defesa administrativa, civil e criminal
As coberturas podem variar de acordo com as seguradoras!
Errar é humano, se prevenir dos danos que um erro pode causar é inteligente!
Tire suas dúvidas e faça uma cotação!